sábado, 31 de março de 2018

Folar de Páscoa

Antes de mais aproveito para desejar uma Santa Páscoa a todos!

Adoro folar e há bastante tempo que o faço sempre, gosto mesmo de ir comendo este pão doce durante a semana, adoro! 

Estive para não partilhar esta receita, não pela receita mas pelas fotos, que foram tiradas à pressa e sem a luz necessária, pois o meu filho, que ajudou a fazer os folares estava em pulgas para os provar. Não era sequer para o ter aberto hoje mas teve de ser para lhe fazer a vontade. 

A receita veio do blogue da Cláudia, O Prazer da Cozinha, só tive pena de o ter deixado cozer um bocadinho demais, gosto mais deles para o mal cozido, mas seja como for é uma receita que merece ser partilhada, pois fica um folar bem macio. Da receita original alterei o sabor pois juntei canela e erva-doce e usei fermento de padeiro seco. Na minha opininão vele muito a pena ser feito!



Ingredientes:

300 g de farinha
60 de açúcar 
50 g de manteiga à temperatura ambiente
10 g de fermento de padeiro fresco ( ou 3.5 g de fermento de padeiro seco)
2 colheres de sopa de leite morno
2 ovos
1 colher de chá de canela
1 colher de chá de erva-doce 
1 ovo para pincelar
açúcar oara polvilhar ( opcional)

Preparação:

Dissolver o fermento de padeiro no leite morno e reservar 10 minutos.

Na taça da batedeira colocar a farinha, o açúcar, a manteiga, os ovos, a canela e a erva-doce e amassar durante 5 a 7 minutos, até ficar uma massa elástica.

Deixar levedar até dobrar de volume. 

Moldar os folares, pincelar com o ovo batido, salpicar com açúcar e deixar levedar por cerca de 40 minutos.

Cozer em forno pré-aquecido a 180 º C cerca de 25 minutos ou até estar cozido a gosto. 

Nota: Eu cozi um ovo com cascas de cebola e usei num dos folares.


11 comentários:

  1. Adoro folares também e , tal como tu, também os prefiro para o mal cozido. No entanto não dizia que não a estes, pois estão lindos e, de certeza, deliciosos.
    Bjn e votos de uma feliz Páscoa
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho mesmo que os cozi demais mas também não lhes digo que não :)

      Beijinhos Ana

      Eliminar
  2. Ficaram bem bonitos e esse interior está super apetitoso! :) Eu só dispenso a erva doce, de resto era já uma bela fatia para mim! :D Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com raspas de limão também é bom, mas por aqui somos fãs de erva-doce.

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Eu gosto de folar de qualquer maneira mas também não gosto deles muito passados! beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Folar mal cozido é do melhor, como compreendo! Também os meus cozeram um bocadinho de mais, mas para a próxima já sabemos :)

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
  5. .
    Olá. Visitando, vendo, lendo, admirando, e gostando muito das suas publicações. Quem pode dizer que não gosta destes docinhos. Doce tentação.
    .
    * Promessas de Amor em Versos Poéticos *
    .
    Deixando votos de felicidades

    ResponderEliminar
  6. Não conhecia essa receita, aqui no Brasil não tem esse costume, mas achei deliciosa e anotei a receita para fazer !!! Tenha um ótimo domingo! Bjks

    ResponderEliminar
  7. Bom dia!
    Nada acontece por acaso, navegando encontrei seu blog e amei!
    Estou seguindo e com certeza voltarei mais vezes.
    Lhe convido a conhecer os meus, deixarei os links, será um prazer lhe ver seguindo.
    Que o Anjo do Amor preencha teu coração! Que o Anjo da Luz te ilumine espalhando luzes para todos que cruzarem teu caminho.
    Abraços
    da amiga Lourdes Duarte

    https://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/
    http://professoralourdesduarte.blogspot.com.br/
    http://lourdesduarteprof.blogspot.com.br/

    Amiga, suas delícias me deixaram com água na boca.

    ResponderEliminar
  8. Eu também adoro folares, ainda hoje acabei de comer a última fatia que tinha no congelador.

    ResponderEliminar
  9. Acho divino esse pão de vocês. Ele tem um aspecto divino. Estou levando a receita, vou ver se consigo fazer. obrigada pela partilha desta maravilhosa receita.
    Abraços.

    ResponderEliminar