terça-feira, 28 de novembro de 2017

A Preparar o Natal - Sugestões para almoço ou jantar de Natal- Bacalhau com Broa e Espinafres

Fiz este prato para o primeiro Ano Novo em que tivemos a companhia do nosso pequeno reguila. Nem a minha mãe nem a minha tia cá estavam por essa altura, por isso fiquei de passar este dia na companhia dos meu avós.

O meu avô é um bocadito ( um bocadão) esquisito com a comida, e a minha avó tem uma paciência infinita para lhe preparar só os pratos que ele mais gosta, para dizer a verdade, ela gosta de fazer isso com todos nós, por isso foram várias as vezes em que se dava ao trabalho de preparar pratos diferentes para agradar a todos. Eu gosto muito de cozinhar mas não tenho essa paciência....faço um prato, nem sempre agrada a todos da mesma maneira, mas não cozinho um prato para cada pessoa!

Nesse ano que os meu avós vieram almoçar tive de pensar numa refeição que os deixasse contentes. O prato favorito do meu avô é bacalhau cozido, já eu, confesso, não consigo achar grande piada ao bacalhau cozido, como, mas não deliro com esse prato. Muitas vezes quando almoçamos todos ,os pratos acabam por ser de bacalhau, por ser algo que pelo menos o meu avô come sem reclamar ( ou sem reclamar muito, vá!).

Para esse almoço pensei em sabores que ele gosta,  matutei um bocadinho e resolvi fazer este prato. Foi um sucesso. Todos adoraram, o meu avó ficou todo contente e na semana seguinte ainda falava do bacalhau!

Hoje, dia em que vos escrevo , foi o dia em que voltei a fazer este prato, para a nossa rubrica de Natal "A Preparar o Natal". Trago este bacalhau, que me fará sempre lembrar do meu avó, como alternativa ao tradicional bacalhau cozido de dia 24 de Dezembro. O meu marido hoje repetiu 3 vezes, isto fala por si! 

Espero que gostem, por aqui como vos digo, é um prato vencedor e sim, por mais estranho que possa parecer leva bacon que casa maravilhosamente com todos os ingredientes!



Ingredientes ( para 5 pessoas):

3 postas de bacalhau ( 800 g de postas inteiras)
600 g de espinafres ( folhas)
6 ovos´
200 g de bacon´
4 cebolas
2 dentes de alho
1 folha de louro
100 mL + 60 mL de azeite
1 broa de milho
15 g de salsa
15 g de coentros
pimenta branca

Preparação:

Começamos por cozer o bacalhau, cerca de 10 minutos. Retiramos, limpamos de peles e espinhas e lascamos. Reservamos o bacalhau.


Cozemos os espinafres ( sem sal) uns 2 minutos. Retiramos e escorremos bem a água com a ajuda duma peneira. Reservamos.


Cozemos os ovos 10 minutos e partimos grosseiramente. Reservamos.



Partimos o bacon em cubos. Picamos os 2 alhos com metade da salsa e dos coentros. Reservamos.



Picamos a broa com metade dos coentros e da salsa. Reservamos. Eu gosto da broa picada grosseiramente com pedaços de diferentes tamanhos, assim como as ervas aromáticas, a forma como eu faço é a seguinte: Coloco metade da broa em pedaços no copo da Bimby juntamente com uma parte da salsa e dos coentros e dou 3 toques turbo, retiro e reservo. Coloco depois as restantes ervas no copo e dou 3 toques turbo, para ficarem muito bem picadas, limpo o que ficou agarrado às paredes e acrescento a restante broa e dou mais 3 toques turbo. Misturo esta parte com a que já estava picada e reservo.








Ligamos o forno a pré-aquecer nos 180 ºC.

Cortamos as cebolas em meias luas bem finas ( com uma mandolina fica mais fácil) e levamos a refogar com 100 mL de azeite e o louro em lume médio. Deixamos cozinhar até as cebolas ficarem bem macias e lourinhas.


Acrescentamos o bacon em cubos e deixamos cozinhar uns 2 minutos para que tudo ganhe sabor. 


Juntamos os 2 alhos picados com a outra metade da salsa e dos coentros e refogamos mais um pouco com cuidado para que o alho não queime.


Acrescentamos o bacalhau e cozinhamos 2 minutos para que este se misture bem com todos os sabores.


Por fim juntamos os espinafres, envolvemos bem e temperamos com a pimenta. Não junto mais sal, pois tanto bacalhau com o bacon são salgados, mas provem e se acharem necessário acrescentem.



Num pirex colocamos a mistura do bacalhau, depois cobrimos com os ovos cozidos  picados e por fim colocamos a mistura da broa aromatizada.




Regamos a broa com os 60 mL de azeite ( com o cuidado de tentar destribuir o azeite por toda a broa) e levamos ao forno por cerca de 20 minutos ou até dourar a gosto.



Gosto de servir acompanhado de salada de alface e tomate. Caso não gostem da mistura de salsa e coentros podem fazer apenas com um deles.

Feliz Natal!






15 comentários:

  1. Olá, querida!
    Adoro o passo a passo das receitas, super bem explicadas.
    Lindas e irresistíveis fotos!

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  2. Tão querida a tua avó! Faz-me lembrar a minha mãe que se preocupa sempre em fazer comida de acordo com o gosto pessoal de cada um! É raro sentarmos-nos numa mesa em que só haja uma opção! Achei este teu prato maravilhoso! Vou ter de levar para surpreender a minha gente no Natal! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Também sou como tu! Não tenho paciência para cozinhar pratos distintos para uma mesma refeição. Costumo dizer que se alguém não gosta muito do almoço como melhor no jantar, ehehe
    Ficou com tão bom aspecto este prato de bacalhau, que excelente sugestão!
    Um beijinho
    www.petiscana.com

    ResponderEliminar
  4. Que maravilha Ana, vou guardar esta sugestão para o dia de natal com o bacalhau que sobrará da consoada :D
    Beijinho
    Joana

    ResponderEliminar
  5. A minha mãe também é assim, tem uma paciência de santo e uma preocupação que nunca mais acaba. Ainda domingo fez dois pratos para o almoço porque sabe que o genro não é grande apreciador de polvo.

    Esta tua sugestão de bacalhau agrada-me imenso, tem os sabores que também eu adoro (bacalhau, espinafres, ovo, bacon e o crocante da broa). Mesmo sem experimentar, tenho a certeza que conjugaste tudo maravilhosamente bem, porque na minha cabeça são ingredientes que ligam muito bem.
    E a alegria de ver o teu avô gostar não deve ter preço. Falo por mim que fico muito feliz quando as pessoas gostam da minha comida :)
    Beijinhos
    Cláudia

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Maravilha de prato. Perfeita a forma como foi apresentada a sua confecção. Sinto-me obrigado a fazê-lo. Desta forma é torna-se mais simples que estrelar um ovo. 🙂 Grato Ana.

    ResponderEliminar
  8. Que bom aspeto. Adoro bacalhau e não passo sem ele nesta época.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/11/cantinho-das-cozinheiras-e-duas.html

    ResponderEliminar
  9. Sou como tu, não tenho paciência para fazer muito pratos, mas acho um amor que a tua avó tenha essa preocupação, super querida. :) Percebo bem o porquê do teu avô ter gostado deste prato, é que é mesmo uma tentação. Adoro o aspecto e a combinação de ingredientes. É sem dúvida uma receita irresistível, vou guardar para experimentar. Beijinhos
    P.S.: No meu blogue partilho as publicações todas juntas na sexta como já te tinha dito, mas no Facebook partilho daqui a pouco. :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  10. Adoro pratos de bacalhau e este agradou-me e muito.

    ResponderEliminar
  11. Uauuu!!! Que prato delicioso, mesmo ao mesmo gosto :)
    Beijinho

    Blogue Recanto com Tempero

    ResponderEliminar
  12. Que maravilhoso aspeto!!!
    Bjs.
    http://www.opecadomoraemcasa.eu/

    ResponderEliminar
  13. A minha mãe também é um pouco como a tua avó. Embora tente sempre arranjar um prato que todos gostem, volta e meia surge um segundo prato para um ou outro esquisito de serviço.
    Quanto a este bacalhau, vou levar a receita comigo porque me parece ser uma delícia e vou mesmo ter de a fazer não fosse eu fã de todos esses ingredientes.

    ResponderEliminar
  14. Que belo prato! tem um aspecto muito apetecível!!

    De aprendiz a chef

    ResponderEliminar